O aumento desta oferta é fruto da parceria com o governo, diz Jabes
Acompanhado do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e do provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Gesteira, o prefeito Jabes Ribeiro participou, nesta sexta-feira, 10, da inauguração das obras de ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Centro Cirúrgico, serviço de mamografia digitalizada e de Litotripsia do Hospital São José e Maternidade Santa Helena.
As autoridades realizaram uma visita às instalações da Santa Casa, que abriga tanto o Hospital quanto a Maternidade Santa Helena, única pública do município. Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário Vilas Boas conheceram também as obras do setor de Hemodinâmica (cateterismo cardíaco), que estão em fase final, e anunciaram a ampliação da UTI Neonatal da unidade.
Segundo o provedor Eusínio Gesteira, com a reforma e ampliação da Unacon, o serviço ganhou mais três novos profissionais: dois cirurgiões oncológicos e uma oncologista clínica. Com isso, foi duplicada a sua capacidade de atendimento, realização de cirurgias e procedimentos como quimioterapia, além dos exames para diagnósticos.
Todos os serviços apresentados durante a visita foram contratualizados pelo Governo do Estado, que garantiu o repasse anual de R$ 5,2 milhões e o atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Jabes Ribeiro destacou o empenho do município na articulação para assegurar esses recursos à Santa Casa: “Participamos de todas as reuniões com o governo do Estado para termos essa ampliação e, claro, aumentar a oferta nessa área à nossa população”.
Para o secretário Fábio Vilas Boas, os serviços inaugurados são fundamentais para a reestruturação da oferta de saúde na área de alta e média complexidade da região, descentralizando os serviços da capital. “Hoje, o Hospital São José passa a operar no círculo da mais alta complexidade médica da Bahia, tendo atendimento nas áreas de oncologia, ortotrauma, urologia e breve cardiologia”.
Nesta sexta, foi inaugurado também o serviço de mamografia digitalizada, devidamente credenciado pelo município e que proporcionará melhor visualização em mulheres com mamas densas. Já o procedimento de Litotripsia é voltado para a “quebra” de cálculos com maior eficácia e sem a necessidade de anestesiar o paciente.
Articulação - O prefeito Jabes Ribeiro enfatizou que, no início de 2013, recebeu o provedor da Santa Casa, Eusinio Gesteira, e tomou conhecimento da realidade da instituição, quando garantiu que mesmo com a grave crise financeira do município, não deixaria a unidade fechar. “A partir dali, passamos a oferecer e buscar apoio e recursos para tirar o hospital da crise, dando prioridade às necessidades dos serviços médicos do município”.
O titular da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, relatou que mesmo em meio às dificuldades, o setor avança e o município cumpre o seu papel de trazer recursos para a reestruturação e ampliação dos serviços, desde a atenção básica, aos serviços de alta e média complexidade.
Hemodinâmica - O Serviço de Hemodinâmica será o mais moderno do interior da Bahia, composto por uma avançada infraestrutura que respeita todas as normas da vigilância sanitária, utilizando moderno equipamento de Angiografia Digital de última geração.
O setor realizará os mais avançados diagnósticos e procedimentos terapêuticos com identificação de doenças do sistema cardiovascular e tratamentos micro invasivos destas patologias. Além de tratar pacientes com infarto agudo, angina pectoris, arritmias cardíacas e doenças arteriais obstrutivas dos membros inferiores, podendo abordar também aneurismas cerebrais e determinados tumores, dentre outras doenças.